Vídeo institucional: quais são os seus objetivos e dicas para criar um

  • Home
  • /
  • blog
  • /
  • Vídeo institucional: quais são os seus objetivos e dicas para criar um
Vídeo institucional: quais são os seus objetivos e dicas para criar um
Audiovisual

Vídeo institucional: quais são os seus objetivos e dicas para criar um

O vídeo institucional é aquele que conta a história de uma empresa, refletindo qual a sua missão e valores. Além disso, nele constam qual a missão social do negócio e no que ele impacta a sociedade. 

Este vídeo deve ser feito pensando tanto nas pessoas que já compõem o quadro pessoal da empresa, como naquelas que estão conhecendo-a agora. Ele é utilizado como estratégia de marketing para posicionar a empresa no mercado. 

Portanto, para saber mais sobre vídeos institucionais, continue lendo este artigo. Nele constam exemplos de vídeos de sucesso e como gerenciar a elaboração de um vídeo. Dessa forma, sua empresa conseguirá fazer essa produção de forma certeira e marcante.

Vídeo Institucional para empresa

A criação deste vídeo por uma empresa visa alcançar àquelas pessoas importantes para a sua história. Além disso, ele visa fortalecer a sua imagem. Por isso, muitas coisas podem constar em um vídeo deste tipo. Algumas delas são a apresentação dos diversos setores de uma empresa e dos seus funcionários. Também é possível mostrar a sua forma de funcionamento e quais os objetivos do negócio ou marca. 

Ou seja, o foco do vídeo institucional é a empresa como instituição, não os serviços que ela presta ou os produtos que fabrica. Isso porque o foco dos vídeos é a apresentação e a comunicação, não na venda. 

Dentre o público alvo de vídeos institucionais estão: colaboradores, clientes, parceiros da empresa e as pessoas que ela visa atingir. Por estas últimas, a empresa busca ser conhecida, para que se tornem futuros clientes.

Por isso, é importante que o vídeo apresente uma identidade visual clara. Além disso, ele deve apresentar informações que reflitam bem qual é o propósito da empresa e o modo como ela funciona. Isso porque o público ao qual o vídeo visa alcançar pode ser grande e a mensagem precisa ser clara para todos.

Exemplos de vídeos institucionais

Existem várias formas de produzir vídeos institucionais e cada uma delas apresenta a empresa de um jeito diferente. Por isso, deve-se avaliar aquela que melhor reflete a identidade da marca. Isso, a fim de atingir o público certo e de maneira que ele entenda a mensagem sem dificuldades. Veja algumas das maneiras de produzir o vídeo para uma empresa, abaixo:

Depoimento de colaboradores e clientes

Neste tipo de vídeo, as pessoas que compõem o quadro da empresa e fazem parte da sua história e crescimento, falam a seu favor. Elas contam como contribuíram para o negócio. Mas também como o negócio mudou a vida delas de alguma forma. Isso faz com que a visão interna da empresa seja positiva, mesmo para o público externo.

Indicar quais são as ações sociais feitas pela empresa

Este vídeo busca reafirmar a importância da empresa para a sociedade. Dessa forma, ele pretende mostrar que ela não importa só para o ramo do negócio no qual ela atua. As pessoas se comovem com os esforços da empresa. Por isso, se lembrarão dela e utilizarão seus produtos ou serviços, quando precisarem deles. Ou seja, optaram por esta empresa e não pelas concorrentes.

Esclarecer o posicionamento da empresa perante a sociedade

A sociedade apresenta valores e busca por empresas que concordem com eles. Isso gera apoio social e, consequentemente, aumenta a visibilidade da empresa de uma forma positiva.

Entusiasmar o pessoal que compõe o quadro empresarial

Estes são vídeos que focam nos colaboradores e pessoas de uma empresa com o intuito de mostrar a eles como a empresa se importa com o seu desenvolvimento. Além disso, eles buscam incentivar a evolução do quadro de funcionários, a fim de melhorarem o seu desempenho e criar nele ânimo para o trabalho

Apresentar animações

As animações estão sendo muito utilizadas em vídeos para empresas. Isso porque elas facilitam o entendimento daqueles que estão assistindo o vídeo, através de informações visuais mais lúdicas e simples.

Como fazer um vídeo institucional 

Para criar um vídeo para empresa, primeiramente, defina o seu público alvo. Em seguida, escolha o estilo do vídeo e de qual maneira você o produzirá. Depois disso, determine a sua estrutura, roteiro e qual linguagem ele utilizará. Decida, também, qual imagem você quer transmitir a respeito da empresa. Por fim, siga as dicas abaixo para não errar na gravação e exposição do vídeo.

5 dicas para um vídeo institucional que impacta seu cliente

Para criar um vídeo institucional impactante é preciso considerar alguns pontos essenciais à sua execução. Veja estas dicas para definir os pontos importantes e saber como gerenciá-la:

  1. Fazer uma boa seleção da trilha sonora: a trilha sonora deve envolver quem assiste o vídeo. Isso porque ela manterá a atenção do espectador e evitará que o vídeo seja entediante.
  2. Definir o tempo ideal para a apresentação em vídeo: dependendo de onde você expõe o vídeo, ele poderá ser mais longo, ou precisará ser mais curto.
  3. Preocupar-se com a história: o que o vídeo contar deve emocionar e atrair o interesse de quem está vendo. Por isso, a história deve fazer sentido e se apresentar de uma forma envolvente.
  4. Contratar uma produtora audiovisual: especialistas farão do vídeo uma produção a altura da empresa. Ou seja, eles conseguirão a qualidade esperada para a apresentação.
  5. Conte com bons equipamentos para a exibição do vídeo: eles contribuirão para gerar a imagem de qualidade que a empresa deseja transmitir ao público.

Exemplos de vídeos institucionais de sucesso

Empresas grandes criam vídeos institucionais certeiros e seguem as dicas acima. Isso faz com que elas acertem na sua produção. Alguns exemplos de vídeos bem sucedidos são o vídeo lançado pela Disney em 2020. Este vídeo visa atrair o público para a assinatura da sua rede de streaming. 

Já o vídeo institucional da FEMSA, engarrafadora da Coca-Cola, também datado de 2020 é outro ótimo exemplo de vídeo de sucesso. Porque ele contou a história da empresa e afirmou os seus valores. Além disso, ele mostrou a forma como ela funciona e os seus setores e também como ela colabora com a sociedade. Tudo em um vídeo só. Ou seja, de forma resumida e bem elaborada, este vídeo deixou clara a mensagem da empresa.

Por fim, como último exemplo de casos de vídeos institucionais memoráveis, o MC Donald’s apresentou, com maestria, o seu vídeo institucional em 2020. Ao contrário dos demais vídeos, este foi longo, porém inspirador. 

Para aprender mais estratégias de audiovisual, que você pode aplicar para ampliar a visibilidade do seu negócio de forma positiva, acompanhe os artigos do nosso blog.

prev
next

Enviar comentário