Business case: entenda o que é saiba como fazer um

  • Home
  • /
  • blog
  • /
  • Business case: entenda o que é saiba como fazer um
Business case: entenda o que é saiba como fazer um
blog

Business case: entenda o que é saiba como fazer um

Business case é um documento contendo a apresentação de uma ideia nova para uma empresa. E ela decide se investirá, ou não. Ele se difere de um plano de negócios, porque visa a apresentação de projetos para novos investimentos, a serem feitos por empresas já existentes. 

As organizações vêm utilizando cada vez mais este documento para avaliar os riscos e benefícios de possíveis investimentos. Dessa forma, a tomada de decisão se torna mais segura. Especialmente, quando se trata de um novo projeto.

Continue lendo este artigo para saber como elaborar um documento desse com sucesso. E também que seja atraente para a parte interessada.

Como realizar

Quem deve elaborar o Business Case é o gerente de projetos. Pelo menos, este profissional deve auxiliar a pessoa que o fizer, na sua produção. Isso garantirá a precisão dos dados utilizados e a sua relevância para o projeto. E também para a tomada de decisão pelos responsáveis.

Quando se apresenta um documento deste, a ideia é mostrar à direção de uma empresa, ou a quem couber a decisão sobre ele, que vale a pena investir no projeto que eles apresentam. Por isso, é fundamental que nele contenha o máximo detalhes possível sobre o produto ou serviço que é o seu objeto. Além disso, nele devem ter dados sobre seus custos e riscos.

Dessa forma, é preciso justificar o valor que a empresa gastará. E também que fique claro como sua execução será valiosa para a empresa. Por isso, a apresentação deve estar alinhada com os objetivos, valores e com as possibilidades de gastos que ela tem.

Portanto, ao planejar o seu Business Case defina, primeiramente, qual é o objetivo do projeto e como alcançá-lo. Em seguida, defina o prazo para que ele seja concluído, informe também o quanto de dinheiro será preciso gastar para sua realização. E inclua os demais detalhes importantes sobre a sua execução, como o plano de marketing.

Deixe claro como a execução do projeto é importante para a empresa. Explique como ele proporcionará o seu crescimento, ou impactará no desenvolvimento de algum setor específico. Por fim, deixe claro como ele ajudará a empresa a alcançar determinada meta.

Esteja ciente de que o Business Case é apenas uma apresentação e que os projetos podem sofrer alterações. Elas acontecem conforme as necessidades da empresa e recursos disponíveis. Contudo, o direcionamento que este documento traz, facilita muito quando se coloca a sua ideia em prática. 

Business Case na tomada de decisão

Para tomar uma decisão importante, como o investimento em algo novo, deve-se ter segurança naquilo que se está aplicando o dinheiro. Por isso, o processo de tomada de decisão pelos diretores ou responsáveis deve basear-se nas informações seguras e documentadas. 

O documento em questão, por exemplo, serve para fazer com que a direção decida pela aplicação do projeto. Isso porque ela se convence do seu retorno em dinheiro. Além disso, dentre outros motivos, a importância imediata também pode convencê-los, ou as vantagens a longo prazo, que vêm com a aplicação do projeto na empresa. 

Por isso, é necessário que ele aborde os riscos que a empresa correrá ao apostar no projeto. E também as desvantagens de não o executar. Além disso, é importante oferecer alternativas, com base em pesquisas e análises. Isso permitirá a aplicação daquilo que se planejou com sucesso. Ou seja, tornará mais fácil que os responsáveis entendam as informações. E assim, permitirá que eles tomem decisão favorável à sua execução.

Business Case para grandes marcas

Muitas empresas não utilizam este documento. Isso porque não sabem como ele funciona ou elaborá-lo. Contudo, grandes marcas pautam as suas decisões em Business Cases bem construídos. Dessa forma, elas evitam correr riscos desnecessários. 

Ou seja, este documento influencia diretamente nas suas decisões. E isso independe do setor que o criou. Ao ter uma meta e várias formas para alcançá-la, fica fácil traçar um caminho seguro para que atingi-la.

Empresas que conseguem crescer, investem com sabedoria e através de estudos e conhecimento. E não decidem comprar uma ideia apenas porque é nova, ou parece inovadora.

As grandes marcas conseguem perceber quais as vantagens e desvantagens que um documento desses apesenta. E também avaliar as reais chances do projeto ser bem-sucedido. 

Além disso, elas conseguem determinar se ele é realmente uma boa oportunidade para o seu negócio no mercado. Dessa forma, elas decidem, de forma mais certa, se devem prosseguir ou não com o projeto. 

Para saber mais sobre como atingir as suas metas, como acelerar o crescimento da sua empresa e no que apostar para fazer isso acontecer, fique atento aos conteúdos valiosos postados no nosso blog.

prev
next

Enviar comentário