O que é Live Action? Saiba como funciona essa produção 

  • Home
  • /
  • blog
  • /
  • O que é Live Action? Saiba como funciona essa produção 
O que é Live Action? Saiba como funciona essa produção 
Audiovisual

O que é Live Action? Saiba como funciona essa produção 

Live-action, em tradução livre “ato real” é uma produção cinematográfica que utiliza pessoas reais para dar vida aos personagens. Além disso, quando feita sem pessoas reais na atuação, ela utiliza de efeitos para transformar aparência de personagens, que antes eram desenhos ou animações, em figuras realistas. 

Utiliza-se este tipo de produção tanto em filmes, como em jogos e outras obras. Também, nele podem conter animações 2D e outros tipos de imagens geradas pelo computador (CGI). Dessa forma, saiba mais sobre como uma live-action funciona, lendo o artigo abaixo.

Como se realiza esse tipo de filme

Faz-se filmes live-action a partir de um desenho animado, livro ou história em quadrinhos, alémd isso, eles visam trazer a aparência dos personagens para o mais próximo possível da realidade.  Ou seja, um live-action utiliza o mesmo enredo e personagens, revigorando a história para que faça mais sentido e esteja mais atualizada.  Para conquistar os efeitos especiais, se utiliza muitas técnicas de computação. 

Qual a diferença entre Live Action e Animação?

As animações existem em 2D, ou 3D e não chegam perto da realidade. Isso porque elas são geradas através de desenhos manuais, ou pelo computador. Ou seja, são apenas imagens sem pretensão de alcançar o efeito de que são reais. 

Ao contrário das animações, as live-actions visam exatamente trazer o máximo de realidade possível aos personagens e cenas para o âmbito realístico. As live-actions são muito mais recentes e precisam da tecnologia para sua elaboração. Além disso, pode-se misturar muitas delas misturadas às animações.

Este tipo de produção chama muito a atenção. Por isso, quando se refere às estratégias de marketing dos filmes, a da live-action é muito mais completa e faz muito mais sucesso que outras produções animadas. Não à toa, é um segmento em constante crescimento.

Qual foi o primeiro Live Action?

A primeira produção live-action registrada foi Mary Poppins e foi lançada em 1964, pela Walt Disney Studios Home Entertainment. Esta produção foi baseada no primeiro livro da série “Mary Poppins”. Em 1938, a Disney tentou comprar os direitos do autor, que recusou a oferta e mais outras duas feitas durante alguns anos. Entretanto, anos após ele cedeu, em 1961, desde que aprovasse o roteiro. Atualmente, a Disney aposta muito nas live-actions, dada a sua popularidade crescente.

Live Actions da Disney

Há muitos anos, a Disney vem trazendo desenhos e animações antigas, com as quais muitas pessoas têm forte conexão, às produções live-action. Portanto, isso faz parte do sucesso das produções lançadas até hoje. Algumas delas são:

  • Rei Leão: lançado dia 18 de julho de 2019 no Brasil e refilmagem do desenho animado de mesmo nome, lançado em 8 de julho de 1964
  • Mogli, O Menino Lobo: lançado dia 14 de abril de 2016 no Brasil
  • Malévola: Dona do Mal: lançado dia 19 de outubro de 2019 no Brasil
  • Alice no País das Maravilhas: lançado dia 21 de abril de 2010 no Brasil 

Melhores filmes que uniram Live Action e Animação

Um dos live-actions mais cobiçados da atualidade é a produção Halo, exibida pela Paramount + que é a adaptação do jogo popular, de mesmo nome. Além disso, alguns exemplos de filmes, misturam a live-action à animação e o público os considera os melhores live-actions já feitos.

Um deles é o filme antigo, mas muito conceituado, Space Jam: O Jogo do Século, lançado em 1996 pela Warner Bros. Ele tem como ator principal o jogador de basquete Michael Jordan. 

Outro live-action misturado à animação, que fez muito sucesso, é Looney Tunes: Back in Action, produção lançada dia 5 de dezembro de 2003 no Brasil, fazendo referência ao desenho exibido por volta de 1930, pela Warner Bros.

Por fim, para saber mais sobre o mundo da produção de vídeos e demais produções audiovisuais, acompanhe o conteúdo do nosso blog.

prev

Enviar comentário