5 dicas para criar roteiros de vídeos que criem engajamento com o público

  • Home
  • /
  • Marketing
  • /
  • 5 dicas para criar roteiros de vídeos que criem engajamento com o público
5 dicas para criar roteiros de vídeos que criem engajamento com o público
Audiovisual

5 dicas para criar roteiros de vídeos que criem engajamento com o público

A criação de conteúdo para a internet cresceu espantosamente nos últimos anos. Atualmente muitos influenciadores digitais conseguem sucesso e viver bem apenas criando vídeos com belos roteiros, seja para o Youtube, para o TikTok ou para o Instagram.

Então, não é raro os casos de quem atua em todas essas plataformas para aumentar seu alcance. Por isso, se você pretende se tornar um influenciador de sucesso, o primeiro passo é saber como criar roteiro de vídeos que criem engajamento com sua audiência.

Afinal de contas, não importa se você tem o melhor programa de edição, uma câmera incrível e o cenário perfeito, o que realmente importa é o que você tem a dizer e como irá transmitir sua mensagem.

Então para ajudá-lo a dar os primeiros passos no mundo da criação de conteúdo e se tornar um influenciador digital de sucesso, confira essas dicas para criar roteiros de vídeos que irão ajudá-lo a se destacar na multidão!

1 – Defina o tom

Antes mesmo de começar a escrever o seu roteiro para vídeos, é fundamental que você defina o tom que você irá utilizar para apresentar determinado assunto.

Isso se torna ainda mais importante quando você pretende imprimir um padrão aos seus vídeos, seja para o Youtube, TikTok ou Instagram. Mudar constantemente o tom, assim como a temática dos vídeos, pode acabar afastando seu público-alvo.

Então, vale considerar: seus vídeos assumirão um tom mais casual ou humorístico? Você irá tratar de assuntos mais sérios ou complexos?

Cada um deles exige um tom próprio, e definir isso antes de começar a escrever pode lhe poupar tempo e esforço durante o desenvolvimento do seu roteiro.

2 – Estude a fundo o assunto

Uma vez que você tenha decidido qual será o tom utilizado em seu roteiro de vídeo, o próximo passo é conhecer o assunto sobre o qual você pretende dar sua opinião.

Mais ainda caso não se trate de uma opinião, mas um vídeo informativo. Espalhar fake news e desinformação é uma ótima forma de afastar seu público.

Então, gaste um bom tempo pesquisando o assunto e utilize referências sempre que possível. Durante esse processo, você pode fazer uma série de anotações e de conteúdo em si que você irá utilizar no seu roteiro, seja para o Instagram, Youtube ou TikTok.

3 – Coloque a mão na massa e ponha o roteiro em prática

O último passo é escrever o roteiro em si, e a recomendação é que você faça isso em um bom editor de textos, onde seja possível incluir comentários, corrigir possíveis erros ortográficos e de concordância.

Utilize suas anotações e referências, ajuste o tom conforme escreve e deixe espaços para improvisação, principalmente na criação de roteiros de vídeos mais leves, onde há mais espaço para escapar um pouco da ideia original.

Outra dica importante é começar separando seu roteiro de vídeo por tópicos, e então ir abordando cada um deles, amarrando tudo durante a revisão.

Depois que você tiver um roteiro em mãos, lembre-se de ensaiar diante da câmera até atingir naturalidade, sem parecer que você está lendo um texto. Para facilitar o processo, é essencial memorizar as informações mais importantes.

Por fim, lembre-se que a edição é sua amiga, mas um bom roteiro de vídeo para Youtube, TikTok e Instagram vai poupar tempo e esforço. Vale ainda investir em uma produtora, para que você possa direcionar seu esforço ao processo criativo. Então, entre em contato conosco aqui e conte com o auxilio da Infinity Plus em suas produções.

prev
next

Enviar comentário

Chamar no Whats