Como realizar uma live de sucesso e de forma profissional

Como realizar uma live de sucesso e de forma profissional
Audiovisual

Como realizar uma live de sucesso e de forma profissional

Com a popularização das lives, elas podem ser ferramentas de sucessos para empresas e eventos

Com a pandemia do novo coronavírus, um dos meios de comunicação que mais ganhou expansão em vídeo foram as lives. Afinal, como as pessoas estão ficando mais tempo em casa, a live pode ser uma excelente alternativa para quem deseja transmitir uma sensação de proximidade, mesmo em tempos de isolamento social.

Então, se antes as transmissões ao vivo eram algo restrito a televisão, hoje as lives fazem parte de nossa rotina. Portanto, sejam lives educacionais, para eventos, para reuniões ou até para divulgar uma empresa, elas viraram verdadeiras ferramentas de trabalho, extremamente úteis ao nosso dia a dia.

Contudo, para realizar uma live com qualidade e que transmita profissionalismo, é preciso ter atenção com alguns cuidados. Afinal, além de um celular, é preciso ter cuidado com alguns fatores, que podem impactar diretamente o bom desempenho de sua live. Quer saber mais sobre quais cuidados tomar? Confira as nossas dicas e descubra.

1. Faça um roteiro

Uma parte dispensada por muitos, mas que é essencial para garantir a qualidade, é saber o que é importante a ser dito. Por isso, manter um roteiro pode fazer toda a diferença no momento de falar.

Por exemplo, se você precisa falar sobre alguns tópicos específicos, um roteiro pode auxiliar você a não esquecer um ponto importante. Além disso, o roteiro ajuda você a ter em mente o motivo pelo qual você está realizando a live, tornando a sua fala muito mais segura.

2. Atente-se ao horário

Parte essencial do sucesso de uma live é garantir que haja público para assistir a sua produção. Então, é importante estar atento aos horários em que seu público costuma estar disponível para assistir a sua transmissão.

Contudo, também é preciso ter cuidado com os horários de tráfego intenso na internet. Então, horários como às 19 horas não são recomendados devido o grande número de transmissões simultâneas, que podem comprometer a qualidade de sua live.

3. Cuidado com a duração da live

Sabemos que falar (especialmente se você for uma pessoa comunicativa) pode ser extremamente prazeroso. Contudo, as redes sociais determinam alguns limites para as transmissões. E você certamente não deseja ser interrompido no meio de uma transmissão por ter chegado ao final do prazo máximo da rede.

Então, confira a seguir o tempo limite de algumas das principais redes sociais:

  • Facebook: 90 minutos;
  • Instagram: 4 horas;
  • Youtube: 12 horas para transmissões ao vivo e 8 horas para eventos.

Cada rede possui regras específicas quanto ao tempo para armazenamento dos arquivos, então vale a pena conferir se será ou não possível guardar a gravação de sua live.

4. Atenção a qualidade de som e imagem

Roteiro na mão, horário escolhido e planejamento montado para o tempo da live; chegou a hora de mais um detalhe. Primeiramente, é preciso garantir que você será visto e ouvido com qualidade. Portanto, mais que equipamentos caros, é preciso de habilidade, e uma produtora de vídeos pode ajudar você.

Então, por contar com profissionais experientes na captura de vídeos, uma produtora como a Infinity Plus pode garantir que você não sofrerá com problemas em relação a qualidade de imagem ou de áudio.

Gostou das dicas? Clique aqui e entre em contato conosco para saber mais sobre como uma produtora de vídeo pode ajudar suas lives a ficarem ainda mais profissionais.

prev
next

Enviar comentário