Métricas, público-alvo, orçamento…confira as 8 etapas que ajudam a criar uma estratégia de vídeo marketing mensurável.
O vídeo marketing é envolvente, memorável e o tipo de conteúdo favorito dos consumidores. Esses aspectos fazem dessa ferramenta uma das mais poderosas em uma campanha de marketing. Mas seu desenvolvimento envolve estratégia.
O que é vídeo marketing?
É todo o conteúdo audiovisual criado para promover a marca e estreitar o relacionamento com o consumidor. Serve para apresentar a empresa, o serviço ou produto; instruir clientes; treinar equipes e mais.
Confira as etapas para desenvolver uma estratégia de vídeo marketing mensurável.
1- Estabeleça metas
O que você pretende com o vídeo? Para responder a essa pergunta é necessário observar os gaps do funil de vendas. Assim é possível identificar todas as necessidades da sua empresa. Em caso de…
- Falta de reconhecimento da marca: o vídeo pode ser utilizado no estágio de conscientização
- Dificuldade em gerar e converter leads: o vídeo atende ao estágio de consideração
- Problema na hora de fechar o negócio: vídeos que ajudam no estágio de decisão
Entenda o objetivo da sua estratégia de vídeo marketing e lembre-se de levar em consideração os valores da empresa, as questões que se pretende resolver e o público que se pretende segmentar.
2- Defina o público-alvo
Agora que você já sabe para qual estágio do funil deve direcionar o vídeo, é o momento de saber quem você quer que assista ao conteúdo. Daí a necessidade de definir o público-alvo.
O público-alvo envolve as pessoas que você quer alcançar. Portanto, trace o perfil do consumidor ideal, suas preferências, estilo de vida e todas as informações que ajudarão sua empresa a criar o conteúdo adequado.
3- Escolha o tipo de vídeo
Como existem diversos tipos de vídeo é preciso definir qual é o mais adequado para atingir os objetivos da marca e como ele se encaixa na jornada do consumidor.Leia “Como escolher o vídeo certo para cada etapa da jornada do cliente”.
4- Estipule um orçamento
O valor a ser investido no vídeo pode variar a depender da estratégia do cliente – se deseja realizar uma campanha (que geralmente tem prazo de validade mais curto) ou um conteúdo evergreen(que é mais perene). Outros fatores influenciam, como a qualidade o estilo de produção. Daí a importância de se definir um orçamento.
Tudo isso ajuda a explorar maneiras de se obter o melhor retorno com a produção. Mas também é preciso definir se o vídeo será realizado internamente ou terceirizado.
5- Decida quem desenvolverá o conteúdo
Quando se trata de vídeos, é possível optar pela contratação de produtora ou freelancer. Em alguns casos, a produção pode ser feita pela própria empresa.
- Produção interna– sua empresa terá de lidar com todas as etapas da produção, equipamentos (tripé, câmera, microfone, lentes etc.) e softwares de edição de vídeo.
- Produção terceirizada– se você optar por freelancerou produtora de vídeos profissional, faça uma cotação; verifique o alinhamento com as necessidades e o orçamento da sua empresa; conheça os equipamentos, a experiência e a capacidade de entrega.
Ao decidir a melhor maneira de desenvolver seus vídeos, saiba que o resultado da produção será definido pelo conjunto de habilidades, bom senso de timinge experiência dos envolvidos.
6- Defina sua estratégia de campanha
Defina o conteúdo que planeja divulgar: quantidade de vídeos, frequência das publicações etc.
Programe também a duração do vídeo e o tempo que ele ficará exibido. Será um conteúdo de campanha? Sazonal (Commercial Ads, por exemplo)? Ou evergreen(como vídeos de depoimento de clientes)? Além disso, pense na ação específica que o espectador deverá realizar após assistir ao vídeo (CTA).
7- Saiba promover o vídeo
Escolha a plataforma apropriada para “hospedar” o vídeo. Embora o YouTube seja um local de distribuição valioso, ele não é a única forma de promover conteúdo audiovisual de alto nível.
Se esforce para usar o vídeo estrategicamente em vários canais de distribuição para potencializar o alcance da marca e o envolvimento do espectador. Considere divulgar a produção no site/blog, nas mídias sociais, em representações de venda, em campanhas de marketing, assim como em e-mail marketing.
Lembre-se de incluir um call to action(chamada à ação) para direcionar o usuário para o site da empresa, onde a “mágica” da conversão acontece.
8- Fique de olho nas métricas
É importante medir o sucesso de cada vídeo com base nos objetivos traçados. Crie relatórios a cada mês, trimestre e ano para se certificar da eficácia da estratégia.
Analise métricas como:
- Número de visualizações
- Taxas de cliques
- Geração de leads
- Curtidas
- Comentários
Os dados obtidos fornecem informações valiosas, que servem para orientar futuras produções.Precisa de ajuda com a produção de vídeos para a sua empresa? Fale conosco! Temos experiência na produção de vídeos de diversos formatos e segmentos de mercado.