Campanhas de vídeos: seis métricas para uma estratégia de sucesso

Campanhas de vídeos: seis métricas para uma estratégia de sucesso
Estratégias digitais

Campanhas de vídeos: seis métricas para uma estratégia de sucesso

As métricas de vídeo marketing ajudam a empresa a alcançar mais negócios. Veja quais informações devem ser analisadas e aprenda a melhorar os resultados obtidos!

A era da informação permite que as empresas aproveitem ao máximo suas campanhas de vídeos para atrair mais negócios. Nesse sentido, os dados e as pesquisas de mercado são essenciais para uma estratégia de sucesso. Por isso, ao iniciar um novo projeto, é necessário ter o objetivo bem definido e pensar no público-alvo.

Para medir o desempenho da ação, é necessário se apoiar em alguns parâmetros. Você sabe quais são? Confira, a seguir, seis métricas para medir o sucesso de campanhas de vídeos!

1. Visualizações

A contagem de visualizações refere-se ao número de vezes que o vídeo foi assistido. É uma métrica superficial, mas que deve ser analisada com cautela. Embora indique o reconhecimento da marca, varia de plataforma para plataforma. Exemplo disso é o YouTube, que começa a contar a visualização a partir de 30 segundos de vídeo, enquanto o Facebook considera após três segundos.

Para aumentar o alcance da marca, uma dica é promover o vídeo no e-mail e nas redes sociais, além de investir em publicidade paga.

2. Reprodução

A taxa de reprodução indica a quantidade de pessoas que clicou para assistir ao vídeo. Esse índice é importante, pois determina a relevância do conteúdo. Tem relação direta com a posição do vídeo na página, a miniatura escolhida e o local de hospedagem.

Para melhorar a taxa de reprodução, considere:

  • definir uma miniatura (imagem estática que representa o vídeo) atraente, que chame a atenção do usuário
  • colocar o vídeo em uma posição favorável e visualmente agradável
  • escolher o tamanho de 401 pixels x 600 pixels
  • hospedar o vídeo em plataformas diferentes

3. Engajamento

Essa métrica mostra o tempo médio que o usuário dedicou ao vídeo. Com ela é possível avaliar se o conteúdo conseguiu envolver o espectador. Ou seja: se foi útil e relevante o suficiente para se conectar com o público.

Para melhorar as taxas de engajamento é importante:

  • compartilhar informações úteis, claras e concisas
  • tornar as informações interessantes
  • descobrir o que está (ou não) funcionando e aprimorar

4. Compartilhamento

O compartilhamento do vídeo nas redes sociais é um bom indicador de relevância, pois reflete a capacidade de conexão que as pessoas tiveram com o conteúdo produzido. O “boca a boca” é o reforço extra que a empresa recebe do público para multiplicar seus esforços de marketing e alcançar mais pessoas.

Para receber mais compartilhamentos o vídeo precisa ser divertido, cativante e instrutivo.

5. Cliques

A taxa de cliques (CTR), como o próprio nome sugere, indica a quantidade de pessoas que clica em qualquer chamada para a ação (CTA) – frase, botão ou palavra incluída no vídeo para estimular o usuário a fazer o download de um e-book, por exemplo.

A depender dos objetivos da campanha, a análise da CTR é fundamental, principalmente se a meta da empresa for conversões e vendas.

Se a taxa de cliques do vídeo estiver baixa, considere melhorar o engajamento do público (caso os usuários não estejam chegando no ponto da chamada para a ação), modificar a CTA ou colocá-la em uma posição visualmente favorável.

6. Conversão

A taxa de conversão é fundamental para medir a quantidade de pessoas que preencheu algum formulário, fez o download de um material ou realizou a compra de um produto. Ou seja: indica a quantidade de leads ou clientes gerados pelo conteúdo.

Essa é a métrica mais importante em termos comerciais e pode ser difícil de ser analisada sem o auxílio de uma ferramenta como o Google Analytics.

Criar o vídeo adequado para cada etapa do funil, divulgar informações relevantes e incluir a mídia em um ponto estratégico do site pode elevar as taxas de conversão da empresa.

Hot tip: lembre-se de observar as reações do público. As informações geradas pelo feedback dos espectadores ajudarão a criar um conteúdo mais personalizado.

Precisa de ajuda na estratégia de vídeo marketing? Quer um apoio para o marketing digital da sua empresa? Entre em  contato conosco agora mesmo!

prev
next

Enviar comentário