Como criar uma estratégia de vídeo marketing para sua empresa

  • Home
  • /
  • Marketing
  • /
  • Como criar uma estratégia de vídeo marketing para sua empresa
Como criar uma estratégia de vídeo marketing para sua empresa
Audiovisual

Como criar uma estratégia de vídeo marketing para sua empresa

Métricas, público-alvo, orçamento…confira as 8 etapas que ajudam a criar uma estratégia de vídeo marketing mensurável.

O vídeo marketing é envolvente, memorável e o tipo de conteúdo favorito dos consumidores. Esses aspectos fazem dessa ferramenta uma das mais poderosas em uma campanha de marketing. Mas seu desenvolvimento envolve estratégia.

O que é vídeo marketing?

É todo o conteúdo audiovisual criado para promover a marca e estreitar o relacionamento com o consumidor. Serve para apresentar a empresa, o serviço ou produto; instruir clientes; treinar equipes e mais.

Confira as etapas para desenvolver uma estratégia de vídeo marketing mensurável.

1- Estabeleça metas

O que você pretende com o vídeo? Para responder a essa pergunta é necessário observar os gaps do funil de vendas. Assim é possível identificar todas as necessidades da sua empresa. Em caso de…

  • Falta de reconhecimento da marca: o vídeo pode ser utilizado no estágio de conscientização
  • Dificuldade em gerar e converter leads: o vídeo atende ao estágio de consideração
  • Problema na hora de fechar o negócio: vídeos que ajudam no estágio de decisão

Entenda o objetivo da sua estratégia de vídeo marketing e lembre-se de levar em consideração os valores da empresa, as questões que se pretende resolver e o público que se pretende segmentar.

2- Defina o público-alvo

Agora que você já sabe para qual estágio do funil deve direcionar o vídeo, é o momento de saber quem você quer que assista ao conteúdo. Daí a necessidade de definir o público-alvo.

O público-alvo envolve as pessoas que você quer alcançar. Portanto, trace o perfil do consumidor ideal, suas preferências, estilo de vida e todas as informações que ajudarão sua empresa a criar o conteúdo adequado.

3- Escolha o tipo de vídeo

Como existem diversos tipos de vídeo é preciso definir qual é o mais adequado para atingir os objetivos da marca e como ele se encaixa na jornada do consumidor.Leia “Como escolher o vídeo certo para cada etapa da jornada do cliente”.

4- Estipule um orçamento 

O valor a ser investido no vídeo pode variar a depender da estratégia do cliente – se deseja realizar uma campanha (que geralmente tem prazo de validade mais curto) ou um conteúdo evergreen(que é mais perene). Outros fatores influenciam, como a qualidade o estilo de produção. Daí a importância de se definir um orçamento. 

Tudo isso ajuda a explorar maneiras de se obter o melhor retorno com a produção. Mas também é preciso definir se o vídeo será realizado internamente ou terceirizado.

5- Decida quem desenvolverá o conteúdo

Quando se trata de vídeos, é possível optar pela contratação de produtora ou freelancer. Em alguns casos, a produção pode ser feita pela própria empresa.

  • Produção interna– sua empresa terá de lidar com todas as etapas da produção, equipamentos (tripé, câmera, microfone, lentes etc.) e softwares de edição de vídeo.
  • Produção terceirizada– se você optar por freelancerou produtora de vídeos profissional, faça uma cotação; verifique o alinhamento com as necessidades e o orçamento da sua empresa; conheça os equipamentos, a experiência e a capacidade de entrega.

Ao decidir a melhor maneira de desenvolver seus vídeos, saiba que o resultado da produção será definido pelo conjunto de habilidades, bom senso de timinge experiência dos envolvidos.

6- Defina sua estratégia de campanha

Defina o conteúdo que planeja divulgar: quantidade de vídeos, frequência das publicações etc.

Programe também a duração do vídeo e o tempo que ele ficará exibido. Será um conteúdo de campanha? Sazonal (Commercial Ads, por exemplo)? Ou evergreen(como vídeos de depoimento de clientes)? Além disso, pense na ação específica que o espectador deverá realizar após assistir ao vídeo (CTA).

7- Saiba promover o vídeo

Escolha a plataforma apropriada para “hospedar” o vídeo. Embora o YouTube seja um local de distribuição valioso, ele não é a única forma de promover conteúdo audiovisual de alto nível.

Se esforce para usar o vídeo estrategicamente em vários canais de distribuição para potencializar o alcance da marca e o envolvimento do espectador. Considere divulgar a produção no site/blog, nas mídias sociais, em representações de venda, em campanhas de marketing, assim como em e-mail marketing.

Lembre-se de incluir um call to action(chamada à ação) para direcionar o usuário para o site da empresa, onde a “mágica” da conversão acontece.

8- Fique de olho nas métricas

É importante medir o sucesso de cada vídeo com base nos objetivos traçados. Crie relatórios a cada mês, trimestre e ano para se certificar da eficácia da estratégia.

Analise métricas como:

  • Número de visualizações
  • Taxas de cliques
  • Geração de leads
  • Curtidas
  • Comentários

Os dados obtidos fornecem informações valiosas, que servem para orientar futuras produções.Precisa de ajuda com a produção de vídeos para a sua empresa? Fale conosco! Temos experiência na produção de vídeos de diversos formatos e segmentos de mercado.

prev
next

Enviar comentário