Tipos de vídeo para cada etapa da jornada do cliente

Tipos de vídeo para cada etapa da jornada do cliente
Audiovisual

Tipos de vídeo para cada etapa da jornada do cliente

Conduza sua estratégia de marketing de forma inteligente! Confira o tipo de vídeo adequado para cada etapa da jornada do cliente e trabalhe de forma mais assertiva!

Uma campanha de marketing bem-sucedida, que explora o uso dos vídeos, leva em consideração o público-alvo, seus “pontos de dor” e sua jornada no ciclo de compra. Isso permite que a empresa entenda, desenvolva e entregue o conteúdo certo para o comprador ideal. E o mais importante: no momento adequado.

Para ajudar sua empresa a atender às necessidades específicas do público, mostraremos os tipos de vídeo que funcionam em cada etapa da jornada do cliente. Fique por dentro!

Antes de entrarmos no ponto-chave, vamos fazer um resumo sobre a jornada do cliente.

Também conhecida como jornada do consumidor ou jornada do comprador – do inglês Buyer’s journey –, a jornada do cliente é o processo de compra pelo qual o usuário passa ao conhecer, analisar e comprar determinado produto/serviço.

Consiste em três estágios: conscientização, consideração e decisão. Essas etapas permitem à empresa identificar as diferentes necessidades do consumidor para fornecer um conteúdo em vídeo segmentado.

Tipos de vídeo para cada etapa da jornada do cliente

1- Conscientização

Essa etapa é o início da jornada do consumidor. É quando o comprador em potencial identifica os sintomas de um problema, mas não tem ideia de como solucioná-lo. Cabe a você chamar a atenção para que o consumidor descubra sua empresa.

Quais tipos de vídeo usar

  • Vídeos promocionais – excelentes para promover a marca e gerar resultados rápidos. Mostram a empresa e o que ela oferece.
  • Vídeos educativos – úteis e divertidos, despertam a curiosidade do público e ajudam a entender conceitos difíceis.

Dica: é importante que os vídeos sejam curtos e envolventes.

2- Consideração

Durante essa etapa, o potencial consumidor busca por informações que irão ajudá-lo a resolver seu problema/desafio. Forneça uma visão geral de suas soluções e o conduza para o estágio de decisão.

Quais tipos de vídeo usar

  • Vídeos explicativos – interessantes e envolventes, mostram ao cliente em potencial por que a marca e o produto são a escolha certa. O conteúdo pode ser um desenho, uma animação gráfica ou uma animação em quadro-branco.
  • Vídeos de produto – são ótimos para demonstrar os benefícios do produto de forma memorável e o funcionamento na prática.

Dica: faça uma abordagem rápida e simples.

3- Decisão

Este é o último estágio da jornada. É quando o consumidor já entende seu desafio, mas precisa definir a melhor solução. Para convertê-lo, você precisa fazer uma chamada à ação convincente.

Quais tipos de vídeo usar

  • Cases de sucesso – mostram depoimentos de consumidores satisfeitos com o produto/serviço.
  • Branded vídeos – contam a história da empresa por meio de uma narrativa forte e inspiradora. São ótimos para humanizar a marca.

Dica: faça vídeos informativos e mostre que seus produtos são únicos.

Importante lembrar que o fim da jornada do cliente dá início a uma nova fase: a do ciclo de fidelização à marca, onde são geradas vendas adicionais. Vídeos de agradecimento são bem-vindos.

Precisa de ajuda em sua estratégia de vídeo? Entre em contato conosco! Somos uma produtora de vídeos com serviço completo, que cuida da sua produção do início ao fim. Ficaremos felizes em ajudar sua empresa.

prev
next

Enviar comentário

Chamar no Whats