Conteúdo em vídeo: 10 erros comuns e como evitá-los

  • Home
  • /
  • Audiovisual
  • /
  • Conteúdo em vídeo: 10 erros comuns e como evitá-los
Conteúdo em vídeo: 10 erros comuns e como evitá-los
Audiovisual

Conteúdo em vídeo: 10 erros comuns e como evitá-los

Conteúdo em vídeo é uma ótima forma de envolver o público e impulsionar o negócio. Mas alguns erros podem prejudicar os resultados. Saiba quais são e como evitá-los

O conteúdo em vídeo se tornou imprescindível para empresas pequenas e grandes de qualquer setor. Afinal, trata-se de uma ferramenta de marketing poderosa, que envolve e inspira.

Se bem planejado, o vídeo gera visibilidade e engajamento, além de aumentar as taxas de conversão e posicionar a marca como útil e confiável. No entanto, quando mal trabalhado, pode comprometer seriamente os negócios de uma empresa.

Para ajudar sua empresa a comunicar sua mensagem de forma mais eficiente, separamos 10 dicas de como evitar erros comuns na produção de conteúdo em vídeo. Fique por dentro!

1- Falta de estratégia

É importante entender quem é o seu público, qual problema específico o vídeo pode resolver, quais métricas devem ser analisadas, dentre outros fatores.

Portanto, defina seus objetivos ou terá que pagar por um vídeo que muitas vezes não se encaixa na estratégia da sua empresa, nem se aplica ao público-alvo.

2- Tempo de execução longo

Vá direto ao ponto! Faça um vídeo curto, que ofereça valor.

Certifique-se de criar um conteúdo adequado para a plataforma onde ele será publicado. No Facebook, por exemplo, o tempo ideal é de aproximadamente um minuto.

3- Objetivos em excesso

Claro que você quer obter muitos compartilhamentos, curtidas, visualizações, comentários etc. Mas tudo isso vem com o tempo. Tenha paciência, crie um objetivo específico para o seu vídeo e mantenha expectativas realistas.

4- Falta de segmentação

Antes de fazer o conteúdo, procure entender o que seu cliente em potencial realmente precisa e entregue tópicos relevantes; segmente seu público de acordo com o estágio no funil de vendas.

5- Conteúdo muito focado em vendas

Ninguém mais quer assistir a um vídeo apelativo que só foca em vender algo. O vídeo pode promover sua marca ou produto com um conteúdo informativo, envolvente e divertido. Conte uma história envolvente e se conecte com o espectador.

6- Muita informação

Crie um conteúdo em vídeo simples, centrado em uma mensagem com elementos visuais coerentes.

7- Ausência de um CTA (chamada à ação)

Tão importante quanto envolver o espectador por meio de uma história emocional, é a inclusão de uma chamada à ação. Portanto, diga para ele o que precisa ser feito depois de assistir ao vídeo: “visite nosso site”, “nos siga nas redes sociais”, “se inscreva em nosso canal” etc.

8- SEO negligenciado

Ignorar o fato de que o vídeo precisa ser otimizado para os mecanismos de busca é um “tiro no pé”. Por isso, utilize tags e adicione a palavra-chave no título e na descrição, além de incluir sua transcrição nos canais de divulgação, como YouTube.

9- Publicação limitada

Aproveite ao máximo o poder do conteúdo em vídeo. Não publique apenas em uma plataforma. Para isso, leve em consideração o objetivo, o público-alvo e o tipo de vídeo.

10- Falta de monitoramento

Após planejar e executar seu conteúdo em vídeo, é essencial monitorá-lo. Informações como quantidade de visualizações, tempo de permanência na página, número de curtidas e compartilhamentos indicam se sua estratégia está (ou não) funcionando. Por isso, faça uma verificação analítica regularmente.

Agora você já sabe quais são os erros mais comuns e como evitá-los. Lembre-se de ficar atento às tendências de marketing em vídeo.

Tem alguma dúvida ou precisa de ajuda com seu conteúdo em vídeo? Entre em contato! Somos uma produtora de vídeos que possui profissionais com mais de 15 anos de experiência, prontos para ajudar sua empresa.

prev
next

Enviar comentário