Quais são os tipos de microfones existentes e suas diferenças

  • Home
  • /
  • blog
  • /
  • Quais são os tipos de microfones existentes e suas diferenças
Quais são os tipos de microfones existentes e suas diferenças
Audiovisual

Quais são os tipos de microfones existentes e suas diferenças

O microfone é um conversor de som em energia. Ou seja, ele capta ondas sonoras e as transforma em energia. Por isso, para que ele seja eficiente, é preciso que tenha um alto padrão de captação dos sons emitidos. A utilização do microfone varia entre a gravação de sons e voz, em estúdio de gravação, até a amplificação da voz de alguém que precisa falar para uma plateia. Além disso, atualmente, utiliza-se muito o microfone para gravação de podcasts e vídeos. Continue lendo para saber os tipos de microfones existentes e veja como escolher o ideal para você.

Quais são os tipos de microfones existentes

Existem vários tipos de microfones, que se adequam melhor a diversas situações. Dessa forma, é necessário estar atento na hora da escolha do se equipamento, para que ele sirva bem aos propósitos para os quais você o adquiriu. Os principais tipos de microfone são:

 Microfone de lapela

Os microfones de lapela configuram um modelo de microfone que é ideal para aquelas pessoas que precisam falar para plateias grandes. Eles são bem pequenos e, geralmente, utilizados presos à roupa. Por isso, eles permitem o livre movimento das mãos.

Este microfone existe tanto na sua versão com fio, como na sem fio. Contudo, independente de qual seja a versão, para a melhor captação do som, é preciso que o locutor esteja bem próximo do microfone. Do contrário, interferências no áudio poderão acontecer.

Microfone dinâmico e microfone condensador 

Os microfones dinâmico e condensador são outros dos tipos de microfones existentes. Apesar de serem muito parecidos, eles se diferenciam pelo seu modo de captar os sons.

Isso porque os microfones dinâmicos fazem esta captação através de uma bobina, que é suspensa em um campo magnético. O seu funcionamento se equivale ao de um alto-falante, mas ao contrário. Um exemplo de microfone dinâmico é o Shure sm57, considerado um dos melhores do mercado.

Já os microfones condensadores utilizam de um diafragma, que condensa o som através da sua vibração. Estes, ao serem utilizados na captação de som, possibilitam que ela seja mais nítida, fazendo com que o som fique mais limpo e fiel à realidade. Além disso, eles precisam de energia para funcionar, ou seja, eles precisam estar constantemente carregados. Uma das melhores opções do mercado, para este tipo de microfone, é o Behringer C-1 Microfone Condensador Cardióide.

Microfone de fita

O microfone de fita caracteriza-se por ser a versão antecedente do microfone dinâmico e eles funcionam a partir dos mesmos princípios. Contudo, ao invés de um diafragma para captar o som, como acontece no caso do microfone dinâmico, este tipo de microfone utiliza uma fita. É esta fita que vibra, produzindo energia através do som. Dentre os outros microfones, este é o que possui o preço mais elevado.

Qual a diferença entre microfone cardioide e supercardioide

O microfone cardioide é mais comum, no que tange aos seus padrões de captação de sons. Isso porque ele capta os sons apenas daquilo que está posicionado à sua frente. Ou seja, para que ele capte os sons de maneira correta, é preciso que sua posição seja estratégica, para que eles entrem pela parte da frente.

Isso pode parecer uma desvantagem, contudo, como é preciso direcionar bem os sons no microfone, ele não capta as interferências sonoras que podem acontecer no momento da sua utilização. Além disso, este microfone é mais acessível em termos de valores, que o supercardioide.

Já o microfone supercardioide é uma versão do microfone cardioide na qual o som deve ser ainda melhor direcionado. Dessa for, este último é mais seletivo com relação à captação dos sons do que o primeiro.

Como deixar o microfone com mais qualidade

Independente do microfone que você decida comprar, é possível aumentar a qualidade com algumas técnicas simples. Se você deseja gravar qualquer tipo de som, as dicas abaixo te ajudarão a deixá-los mais nítidos.

Escolha o microfone corretamente

Primeiro, é muito importante que o microfone que já tenha uma boa qualidade Isso porque nenhuma técnica fará diferença se o seu microfone não tiver um bom funcionamento e uma boa capacidade de captar sons.

Abafe os ruídos

Além disso, para que sua gravação fique boa, é preciso que você evite fazê-la em locais com muito barulho, uma vez que eles podem interferir, gerando ruídos indesejados. O ideal é que você tenha um local próprio para gravação, como um home studio, para que o microfone consiga captar com clareza aquilo que você deseja gravar.

Posicione o microfone corretamente

Posicione o microfone da maneira correta, de acordo com a captação do som que ele consegue fazer. Não adianta, por exemplo, falar atrás de um microfone que capta os sons com a parte dianteira. Ou seja, adeque a posição da sua fonte sonora ao microfone.

Utilize programas para aperfeiçoamento de sons

Por fim, utilize programas que efetuem tecnologicamente a supressão dos ruídos e nos quais você possa ajustar o volume dos sons gravados. Dessa forma, a qualidade dos sons gravados soará mais alta.

Qual o melhor tipo de microfone por tipo de gravação?

Cada microfone possui uma adequação melhor devido o tipo de gravação. Por exemplo, os microfones condensadores produzem melhores sons quando grava instrumentos acústicos.

A gravação de vídeos pelo computador, pode ser feita usando o microfone Blue Snowball USB, já que este modelo permite a gravação simultânea do áudio e da webcam.

Contudo, para a gravação de vídeos, considere utilizar microfones com efeito de iluminação, que tornam a gravação de imagem e vídeo mais interessante.

A gravação de streaming pode ser feita através de um microfone condensador, especialmente o microfone BM800, que possui valor baixo, comparado à qualidade que ele oferece.

Os microfones, geralmente, utilizados em lives, são os cardioies. Isso porque eles permitem a captação do som com bastante precisão, eliminando os ruídos ao redor do locutor.

Por fim, para se manter sempre informado e aprender tudo sobre a gravação de áudios e vídeos, não perca os nossos artigos!

prev
next

Enviar comentário