Tudo que você precisa saber de como gravar um Podcast

  • Home
  • /
  • blog
  • /
  • Tudo que você precisa saber de como gravar um Podcast
Tudo que você precisa saber de como gravar um Podcast
Audiovisual

Tudo que você precisa saber de como gravar um Podcast

O Podcast é um arquivo de áudio em um formato parecido com o de rádio. A diferença é que, ele está sempre disponível para que seus ouvintes possam escutar o conteúdo novamente. Ou seja, ele não é um programa ao vivo e sim gravado e direcionado para os seus espectadores. Por isso mesmo, ele é considerado um tipo de áudio marketing, que é uma espécie de marketing de conteúdo. Para saber como gravar um Podcast de qualidade, continue lendo este artigo.

Quais são os formatos de Podcast

Para fazer um Podcast, você pode gravar em vários formatos. Primeiramente, decida qual os objetivos que você espera atingir. Em seguida, analise as suas possibilidades de continuar gravando neste mesmo formato por um longo período, já que é preciso constância para atingir o sucesso nesta área. Confira os principais tipos de Podcast:

Entrevista

No formato de entrevista, o Podcast pode haver um ou mais entrevistadores e entrevistados. O nome é autoexplicativo: os entrevistadores fazem várias perguntas, e os entrevistados as respondem durante a gravação. O ideal é que os convidados para entrevista sejam pessoas que o público do Podcast julga interessantes.

Conversa entre os apresentadores

Este formato é um programa que conta apenas com os apresentadores que, quase sempre, são os mesmos. Eles conversam entre si, debatendo temas pré-definidos e que devem acompanhar os interesses do público que os assiste. 

Informativo

Como o próprio nome diz, o formato informativo possui cunho jornalístico e visa a transmissão de informação ao espectador. 

Monólogo

Este é um formato de Podcast em que não é necessário ter a presença de outra pessoa. Apenas o apresentador se comunica com seu público e ele pode informar, contar histórias ou produzir qualquer outro tipo de conteúdo. Por isso, é fundamental ter muito conteúdo e saber se comunicar muito bem, para sustentar este formato por muito tempo.

Adaptação

Fazer uma adaptação de um Podcast significa utilizar de algum conteúdo que já existe e transformá-lo em Podcast. Este formato pode ser utilizado por aqueles que querem ampliar o seu negócio através do marketing digital, divulgando o seu conteúdo na internet.

Histórias 

Estes Podcasts são improvisações de histórias, feitas pelos apresentadores, com base em uma narrativa que prende a atenção dos espectadores. Nele, não há comentários ou opiniões pessoais. Por isso, os apresentadores apenas interpretam a história, através dos seus personagens na trama.

Mix de estilos

Um Podcast pode seguir mais de um dos formatos anteriores, ao mesmo tempo. Isso acontece quando, por exemplo, uma mesma pessoa faz um monólogo através de um personagem que ela criou. Ou seja, o personagem dá a voz ao monólogo. Outro exemplo é quando dois apresentadores informam o público, também debatendo sobre os assuntos que eles trazem à tona.

Qual programa usar para gravar um podcast?

Para gravar um Podcast, é preciso ter qualidade de áudio e vídeo. Por tanto, as ferramentas utilizadas devem ser bem escolhidas, assim como os programas para gravação. Existem programas que já são conceituados no mercado, uma vez que muitas pessoas comprovaram a sua eficiência para este fim. Alguns deles são:

  • Mp3 Skype Recorder, que salva os áudios completos durante uma conversa realizada pelo skype. Com ele, é fácil fazer um Podcast no modelo entrevista, ou conversa entre os apresentadores, mesmo com os participantes à distância. 
  • Audacity, que é um programa excelente para os iniciantes, já que possui interface intuitiva, que não exige esforço para interpretação. Ele está disponível para macOS, Linux e para Widows.
  • Garage Band, que é um bom software, especialmente, para músicos, mas que serve perfeitamente para gravar PodCasts. Contudo, ele está disponível apenas para quem possui MAC.
  • Adobe Audition, que possui um valor baixo comparado à qualidade da gravação e edição que ele proporciona. Ele roda perfeitamente no Windows e também possui adaptação para sistemas IOS.

Quais equipamentos necessários para essa gravação

Para realizar a gravação de um Podcast de qualidade, é preciso ter um ambiente com uma boa acústica e com a iluminação apropriada para gravação, caso o programa seja feito em vídeo. Além disso, é preciso ter um microfone de qualidade para captação do áudio. 

Também é importante que o áudio de todos os participantes tenha gravação clara e sem ruídos. Por isso, se faz necessário utilizar equipamentos de áudio, para deixá-lo limpo. Alguns exemplos destes equipamentos são as mesas de som e os amplificadores. E, para Podcasts em formato de vídeo, é fundamental ter uma boa câmera. 

Quais câmeras utilizar para gravar um Podcast com formato de vídeo

Gravar Podcast em formato de vídeo, nada mais é que acrescentar a imagem ao formato escolhido para gravar. Contudo, neste caso, há que se preocupar não só com o áudio, mas com a qualidade da imagem. Por isso, escolha câmeras que sejam capazes de fazer uma gravação com imagens nítidas. Algumas delas são a Canon T6, a Nikon D5300 e a Logitech C922 Pro Stream.

Quais as plataformas disponíveis

Os podcasts gravados devem ser distribuídos em plataformas de renome, para atingir um público maior, com mais credibilidade. Algumas delas são muito conhecidas, como Spotify, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts, dentre outras plataformas. Para escolher uma, é importante analisar todos os seus recursos e quais são os que mais atendem ao seu objetivo.

Como educar através de um podcast

O Podcast é uma ferramenta cada vez mais utilizadas e que atinge um público muito grande, especialmente, de jovens. Por isso, é possível oferecer conteúdos educativos através dele, independente do formato. Entretanto, para que seja considerado educativo, é preciso ter conteúdos específicos voltados para educação. Ou seja, é preciso considerar o Podcast como ferramenta de ensino, focando seu conteúdo na aprendizagem dos espectadores, ou alunos.

Portanto, se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre a produção de conteúdo audiovisual, não perca os conteúdos de qualidade, que disponibilizamos gratuitamente no nosso blog.

prev
next

Enviar comentário