Endomarketing: veja o poder do vídeo para engajar seu time

  • Home
  • /
  • Marketing
  • /
  • Endomarketing: veja o poder do vídeo para engajar seu time
Endomarketing: veja o poder do vídeo para engajar seu time
Comunicação interna

Endomarketing: veja o poder do vídeo para engajar seu time

O endomarketing ajuda a manter a equipe envolvida com o sucesso da empresa. Confira dicas de como trabalhar a estratégia com o uso de vídeos e empolgue seu time!

A imagem que o colaborador tem da empresa é a chave para torná-lo engajado, satisfeito e alinhado com os objetivos da marca – elementos fundamentais para o negócio prosperar. Para isso, é preciso desenvolver ações de endomarketing.

O que é endomarketing?

Em termos gerais, o endomarketing é uma estratégia que ajuda no relacionamento com o público interno, motiva a equipe a “vestir a camisa” da empresa, além de reduzir a rotatividade de pessoal (turnover) – que é bem “salgadinha”.

Existem diversas formas de se trabalhar o endomarketing, mas vamos tratar especificamente do uso do vídeo. Vamos lá?

Por que incluir vídeo na estratégia de endomarketing?

Usar vídeo é uma forma de simplificar conceitos, “humanizar” a mensagem da marca e compartilhar a cultura da empresa. A estratégia ajuda a criar conexões, a aumentar o engajamento, a reduzir custos (com treinamentos, por exemplo) e a gerar um senso de coletividade.

Confira algumas ideias de como usar o vídeo para envolver os colaboradores

1- Integração de novos membros

As primeiras semanas de um novo contratado não são nada fáceis. Ele precisa se “enturmar”, se ajustar a um novo ambiente, aprender as políticas da empresa…e tudo isso é um pouco assustador. Mas um bom vídeo de integração pode fazer como que ele se sinta mais tranquilo.

Ofereça ao novato um pacote de boas-vindas por meio de um vídeo personalizado com informações sobre a empresa (cultura, valores e política), as responsabilidades da função, além de saudações calorosas de toda equipe. Essa é uma excelente maneira de cativar e fazer com que novos membros se sintam “em casa” em pouco tempo.

2- Atualizações regulares

É importante que a empresa seja transparente. Por isso, mantenha os colaboradores por dentro das notícias; solicite e responda aos comentários. Essas ações geram confiabilidade, além de ajudarem o colaborador a ter um propósito e a se sentir incluído e comprometido com o sucesso do negócio.

Existem várias formas de se conectar com a equipe. Porém, algumas são impessoais (boletim semanal), outras consomem tempo e recursos (reuniões presenciais) e, em sua maioria, são ineficazes quando a empresa precisa contatar um número grande de pessoas (quando o negócio expande).

Um caminho a percorrer é usar vídeos – uma ferramenta interativa, poderosa e compartilhável. Eles ajudam a transmitir emoções e sinceridade. Sem mencionar que são uma ótima forma de manter o público entusiasmado com o que está por vir.

3- Treinamento de equipes

Um time despreparado compromete os objetivos que a empresa deseja alcançar. Daí a importância de investir na capacitação dos funcionários. E o vídeo para treinar equipes pode ajudar.

Os vídeos são bastante eficazes para treinar os profissionais. Isso porque a ferramenta é a “queridinha” de 75% dos colaboradores entrevistados pela Forrester Research (empresa de pesquisa de mercado).

Os diversos gastos envolvidos na capacitação profissional –  instrutores, deslocamentos e aluguel de espaços – podem ser reduzidos com o uso de vídeos. Sem contar que o colaborador pode seguir seu próprio ritmo de aprendizagem, além de revisar o conteúdo sempre que achar necessário.

O que os vídeos podem fazer na estratégia de endomarketing é realmente valioso para melhorar os resultados do negócio. E vão muito além das ideias apresentadas nesse artigo.

Interessado em turbinar a comunicação da sua empresa e fazer seus funcionários “irem além” pelo sucesso do negócio? Fale conosco! Somos uma produtora de vídeos que possui profissionais com mais de 15 anos de experiência, prontos para ajudar sua empresa.

next

Enviar comentário